Yes – Fragile (1971)

Em 1972 o Yes lançou a obra-prima, Fragile. Com nove músicas no total, das quais cinco são composições solo de cada componente, esse álbum entrou para a história do rock progressivo e também do rock em geral.

As ilustrações da capa são um petardo à parte, lembranças de uma época em que que as capas não se limitavam às fotos dos componentes fazendo expressão de mau ou de chorão: nessa época a arte existia até na capa.

As músicas são clássicos absolutos. Lembro-me da primeira vez que ouvi Roundabout. Até então, eu só ouvia músicas simples em ritmo 4/4, em que não dava nem pra se ouvir o som do baixo. Foi então que me o riff de Chris Squire me pegou de surpresa: aquilo que eu ouvi era uma linha de baixo perfeita, presente e agressiva. E depois disso, ainda sobrou fôlego para o solo insano de Rick Wakeman,tudo intercalado com o violão e guitarra de Steve Howe.

Outra música marcante é South Side of the Sky, em que, sem dúvida alguma,todos os músicas estão excelentes.Eu gostaria de destacar algum deles aqui.Mas simplesmente não consigo:a voz de Jon Anderson está perfeitamente encaixada,o Rickenbacker de Squire agora está melódico e agudo,Bill Bruford é um exemplo polifionia e viradas excelentes de bateria,Steve Howe está apavorando,sempre soltando um riff nos intervalos vocais e Rick Wakeman tem participação marcante na metade da música.

Além disso, ainda temos Heart of Sunrise,que constrasta o vocal angelical de Anderson com o peso instrumental protagonizado por todos os outros membros,com um solo de baixo incrível no início e depois só sonzeira pesada,com guitarra e teclado degladiando-se.

A música mais chatinha é Long Distance Runaround, mas, apesar disso, Bruford está excelente nela, liberando suas influências jazzísticas.

As músicas solo de cada componente são muito boas e podem ser definidas como “a individualidade sendo explorada em benefício do todo”. A que merecem mais atenção é Mood for a Day, do mestre Steve Howe, que despeja todas suas influências eruditas, nos brindando com lindas melodias ao violão. Cuidado para não se machucar tentando tocar igual!

Formação:

Jon Anderson (vocais)

Steve Howe (guitarra)

Chris Squire (baixo)

Bill Bruford (bateria)

Rick Wakeman (teclados)

Download

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s