Mahavishnu Orchestra – Birds of Fire (1973)


Mahavishnu foi criada em 1970 por John McLauglin (guitarra), e composta em sua primeira formação por McLaughlin, Billy Cobham (bateria), Rick Laird (baixo), Jerry Goodman (violinos elétrico e acústico) e Jan Hammer (piano elétrico, sintetizadores).

Um de seus álbuns mais famosos e também referenciais no fusion é Birds of Fire. Minha história com esse álbum é bem conturbada, se não quiser lê-la e tá interessado só na resenha (o que eu acho justo), clique aqui.

Baixei uma vez, ouvi quatro vezes, não gostei e deletei. Baixei outra vez, ouvi mais uma, não gostei e deletei. Agora, por causa da minha sede por fusion, baixei de novo. Nas primeiras vezes que ouvi eu também nem sabia o que era fusion, não sabia identificar um solo de baixo, som de um violino, diferenciar Hammond de Minimoog. Só ouvia ELP, Gentle Giant, Camel e, quando partia para King Crimson, já não achava muito atraente por causa do experimentalismo. Não gostei porque não tinha base musical para gostar.

E o caminho de volta também é verdadeiro: se você se aprofunda em sons experimentais e diferentes, aquela coisa mais superficial que você ouvia inicialmente se torna boba. Yes eu rararamente ouço agora, ELP não ouço há mais de 6 meses (e também porque peguei ódio por aqueles egomaníacos). É como se você, na busca por sons novos e surpreendentes entrasse em uma prisão que te priva de coisas simples. Simples não no sentido de habilidade musical, simples no sentido de inovação.

O som do Mahavishnu é foda. Muita guitarra, muito violino elétrico e acústico, muita virada de bateria, muito improviso, um pouco de moog, um pouco de baixo. That’s it.

“Link in comments” =D

Uma opinião sobre “Mahavishnu Orchestra – Birds of Fire (1973)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s